segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Finalmente o fim do suspense!





Amigos e amigas da nossa peludinha! Estou de baixa. Não queria mas teve de ser. No fim-de-semana não melhorei, piorei. Claro, não basta ir fazer exames e esperar o resultado para ficar bem, certo?  O que já estou a tomar não está a adiantar de muito, temos de perceber o que fazer. Perda de tempo de serviço, corte no vencimento, o transtorno que estas coisas causam na escola. Quando deixo o consultório é só o que penso. Não penso que a saúde não aguenta, que não dou mais. A pausa forçada, antes de se traduzir em descanso e de começar a fazer algum bem, é um martírio. Os alunos, a escola, os colegas, o Executivo. E agora? É claro que estas situações estão previstas mas sei que o transtorno é grande, fico a matutar no assunto. 

Vim aqui num instante publicar o que já tinha escrito! Hoje as novidades são mesmo uma surpresa! Penso eu...finalmente vou acabar com o suspense. A Nucha estava connosco há mais de um mês e tudo estava a correr bem, lindamente até. Mas há umas duas semanas começamos a notar manchas de sangue na coberta da cama dela. Pareciam uns pequenos carimbos. Como as manchitas eram pequenas atribuímos as mesmas ao esfregar do nariz nas mantas.  A Nucha desenvolveu em tempos qualquer coisa no nariz, não sabemos se está queimado do sol por demasiada exposição solar, se outra coisa. A pele é muito rosada e fina, sangrar é fácil, basta raspar com um pouco mais de força. Segundo a veterinária é muito difícil tratar pois ela lamberá sempre os remédios - estamos a tentar zinco em pomada, mas a maior parte vai para o estômago, tem de ser mesmo aos poucos. Mesmo assim parece-nos que o nariz já está bem melhor! Voltando às manchinhas! O seu número aumentava e estávamos intrigados. De onde vinha o sangue afinal? Do rabito? Das patinhas? Não...o sangue vinha da vagina! Ficamos aflitos e levámo-la de imediato à Clinicão!!

A veterinária fez um exame regular de controle  e depois agarrou nela ao colo e levou-a do gabinete de atendimento para  lhe fazer uma ecografia. Quando comecei a contar isto ao meu filho - ele estava na escola quando eu fui com a Nucha à Clinicão -  ao ouvir falar de ecografia ele perguntou logo se a Nucha estava à espera de cachorrinhos!!
(Ó mãe, que giro! A Nucha pode ter cachorrinhos?  Mas...não filho, respondi-lhe - não se sabe ao certo como estarão os orgãos por dentro, só fazendo outra cirurgia, e além disso ela já não tem idade para isso, pode morrer.) Quando a veterinária regressou olhou para mim e disse-me que não havia propriamente más notícias para dar, a Nucha apenas estava com o cio! Não pude deixar de sorrir...cio? Cio, como? Nunca me passou pela cabeça que pudesse ser cio pois na associação disseram-me que ela estava esterilizada e eu pensei que com a esterilização toda a parte hormonal e reprodutiva estaria parada! Nada de cios, nada de cachorrinhos! Mas afinal não!! Ora eu, que apenas tinha tido um cão, fiquei mesmo pouco à vontade com esta notícia. Mas se calhar era por isso que a Nucha estava assim tão bem conservada!

Fiquei também a saber pela veterinária que podem  ter feito uma esterilização consistindo apenas de laqueação das trompas, conservando os orgãos reprodutores. Na ecografia via-se a existência de útero e de ovários, só com uma cirurgia se veria melhor. 
Confesso que desatei a rir, eu sei. Não tinha graça!! Mas afinal não tínhamos trazido uma cadelinha idosa, velhinha, sénior, esterilizada?!! Não estava a contar com isto! Percebi também que na idade dela não há vantagem em mantê-la a ter cios, parece que o risco de infecções é um pouco maior. Por isso a Nucha também fez uma citologia para despistar alguma infecção, a qual se revelou inexistente,  e veio confirmar mesmo a entrada num bom período para ter cachorrinhos caso o "namorado" Kico se dispusesse a criar família!! "O seguro morreu de velho" pelo que agora quando saímos com ela não deixamos que o namorado Kico se aproxime muito!!, andamos sempre a vigiar o namoro!! 

Percebemos logo que teríamos de limpar mais vezes o chão da casa apesar das perdas serem mínimas, uns salpicos. Como a Nucha é cruzada de gato e insiste em saltar para o nosso colo basta colocar uma toalha e ela pode ficar à vontade a gozar o colinho - e nós também!! (Mesmo que não fosse cruzada de gato a gente só lhe quer fazer festinhas sempre que possível!!) Não há odores nem nada desagradável, só mesmo os pinguinhos vermelhos e ainda bem, pois vermelho é sinal de que está tudo bem.Ela hoje já quase não largou pinguinhos. Mas o namorado Kico não nos larga quando vamos à rua!! Até chora por eu não o deixar aproximar!! 

Teremos de aguardar cerca de um mês, mês e meio, para o organismo se restabelecer se quisermos fazer uma cirurgia para remover ovários e útero da Nucha. Este procedimento pode vir a evitar doenças mais complicadas naqueles orgãos ou até as infeções recorrentes que parecem suceder nestas condições de laqueação. Mas estamos indecisos. A Nucha parece ter uma condição física boa, para a sua idade,claro,  - os vizinhos até dizem que ela rejuvenesceu desde que chegou a casa!! - mas lembramo-nos de que ela tem já muita idade e uma cirurgia é uma cirurgia, implica uma anestesia. E se o coraçãozinho dela não aguenta? Dezembro ainda vem longe, temos tempo para nos informarmos e pensarmos. E ela terá de fazer alguns exames para ver como está o coração, por exemplo. Mas temos receio de fazer a operação e de a perder. Não valerá antes ir tratando o que aparecer em vez de fazer a cirurgia?

Entretanto mandei a minha irmã às compras de cuecas especiais para cio. Mas na loja de animais ela não conseguia fazer ideia das medidas da Nucha e não me comprou nada!!!! Enviou-me a informação abaixo. Acabei por não comprar nada pois os pingos foram rareando. Mas para a próxima terá de ser!! 
O cio ou a época de acasalamento ocorre, em geral, a cada 6 meses. Durante estes períodos a vulva aumenta significativamente e há uma perda de sangue em gotinhas e salpicos. A perda de sangue tem, normalmente, a duração de 7 dias. O período mais fértil, que é quando os cães machos são mais atraídos, é nos últimos dias de sangramento e o primeiro subsequente. O cio dura cerca de 20 dias no total.
Para quem não percebe nada disto porque até agora só teve meninos, como eu, nada como dar uma vista de olhos no Google antes de ir à loja para acautelar figuras tristes. Como escolher as cuequinhas para a Nucha? (Ou outras cadelinhas) A marca Karlie oferece esta elucidativa tabela: 
Nº DA CUECA -  TAMANHO DA MEDIDA DA CINTURA  - TAMANHO e TIPO DE RAÇA

-1 - 25-31 cm -  Muito pequenas (Chihuahua)

0 -  32-37 cm  - Pequenas (Yorkshire Terrier)

1 - 38-45 cm - Pequenas (Salsicha, Jack Russell, Schnauzer mini)
2 - 46-52 cm - Pequenas-Medianas (West Highland Terrier, Caniche)
3 - 53-59 cm - Medianas (Setter irlandês, Dálmata)
4 -  60-70 cm - Grandes (Golden retriever, Pastor alemão)
5 - 71-78 cm  - Muito grandes (Rottweiler, São Bernardo)
O universo canino feminino ! Feminino e consumista!! Se desejarmos acrescentar ao guarda-roupa do nosso animal um pouco de moda existem estas cuequinhas Hello Kitty para vestir por cima da cuequinha protectora. A Nucha vestida com desenhos de gatas?! Não creio. Ela parece não simpatizar especialmente com gatinhos mas ainda não tivemos nenhum confronto a sério, apenas encontros imediatos do 1º grau...


Desculpem-me por não passar nos vossos blogues mas não tenho mesmo cabeça. Só vim aqui publicar isto pois sentia-me em dívida com vocês. Assim que me sentir menos prostrada eu passo.

7 comentários:

  1. Até tremi quando li que ela estava a perder sangue... felizmente são boas notícias! Agora quanto à operação, terão mesmo de ponderar muito bem, se calhar mais vale esperar que a natureza a faça entrar na menopausa. Mas, por favor, não lhe deem a pílula, é bastante cancerígena nas cadelas...

    As melhoras às duas!

    ResponderEliminar
  2. Oi Clara!
    Eu também, assim como a Vespinha, fiquei preocupada ao ler que a Nucha estava perdendo sangue. Deu um grande alívio saber que não é nada grave!
    Quanto a operação, é preciso pensar muito bem mesmo, é uma decisão realmente muito difícil... mas faça o que seu coração manda, normalmente ele nos guia para o melhor caminho.
    Gostei do suspense, principalmente porque teve um final feliz..rs
    Beijos!


    ResponderEliminar
  3. Ufaaa!!!
    Ainda bem que nossa amiguinha está bem
    Já estávamos preocupados
    Esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível
    Desejamos uma linda semaninha com muita paz
    Lambeijos e Ronrons com todo carinho dos amiguinhos
    Pepi, Xixo, Juja e jujuba

    ResponderEliminar
  4. Eu, deduzi logo o que seria...infelizmente, por ser mais barato, é prática comum em algumas associações! Eu não concordo nada com isso, até porque acaba por não ser certo até que as cadelas não engravidem!!Mas pronto, o dinheiro escasseia e lá se tem de recorrer a isso.
    É uma decisão difícil, mas estou certa que com o vosso vet, que já deu para perceber, ser um excelente profissional, tomarão a melhor;)
    As melhoras, Clara!! Que isso passe rápido!! Festinhas na Nucha*

    ResponderEliminar
  5. Ah a novidade então é o cio da Nucha, nunca ouvi dizer que cão castrado pode ter cio. Fico feliz em saber que ela está em boas mãos, com pessoas que se importam com sua saúde. Bom, agora é como você disse, se informar e ver o que é melhor para a Nucha.
    Melhoras pra você, é muito ruim a gente ter que faltar do trabalho mas, tudo há de ficar bem.

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar
  6. Também fico contente em saber que a Nucha está bem, assim como a Clara. Como sabia que estava doente, fiquei também preocupada consigo.

    Não sei porque é que fizeram à Nucha apenas laqueação de trompas. Não me parece que compense, numa cadela. Se tem de ser castrada, mais vale retirar os órgãos reprodutores, como se fez com a minha Lucy: não há cios, não há nada, ela anda feliz como sempre e evitam-se certas doenças e infeções que atacam precisamente esses órgãos.
    Mas, enfim, a Clara nem tem culpa, tudo isso foi feito muito antes de ela ir para sua casa.

    Só fico a pensar: se as trompas foram laqueadas, e apesar de ter cio, penso que não poderá ter cachorrinhos, o que lhe tirava essa preocupação com o namorado da Nucha ;)

    ResponderEliminar
  7. Que alívio! :D Confesso que esperei o pior quando li a palavra "sangue"... Velhinha mas saudável, ein?

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!